William Waack

Lula foi infeliz ao criminalizar megaoperação, diz Alessandro Vieira ao WW

Relator da CPI do Crime Organizado afirma que Lula foi infeliz ao criminalizar ação dos policiais na megaoperação realizada no Rio de Janeiro sem ter informações que fundamentem essa posição

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CPI do Crime Organizado, criticou, em entrevista ao WW, a postura do presidente Lula (PT) em relação à megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro. Segundo Vieira, foi infeliz a decisão de criminalizar a ação dos policiais sem ter dados que comprovem qualquer ilegalidade.

O senador destacou que a operação foi extremamente violenta por se tratar de uma área de confronto difícil. "Todos os envolvidos na operação seguramente sabiam que o resultado seria nessa linha porque foi uma escolha de uma ação de confronto", explicou.

Motivação da operação

Vieira ressaltou que é necessário que o governo do Rio de Janeiro e os técnicos das secretarias informem quais são os próximos passos, uma vez que o confronto em si não pode ser o único objetivo da ação.

O senador mencionou que dias antes da operação uma idosa havia sido morta em meio a confrontos entre facções criminosas rivais, o TCP (Terceiro Comando Puro) e o CV (Comando Vermelho), evidenciando a complexidade da situação na região.

Polarização no debate sobre segurança

De acordo com Vieira, todo o cálculo na discussão de segurança pública é exclusivamente político-eleitoral. Ele apontou que tradicionalmente a direita demonstra maior preocupação com segurança pública, enquanto a esquerda concentra-se mais em questões de redução de desigualdade.

"Criminalizar antecipadamente a polícia é tão equivocado quanto a sina que qualquer um que está na comunidade é criminoso", afirmou o senador, que considerou a manifestação de Lula compatível com a visão tradicional da esquerda sobre o tema.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.