Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula indica que não tentaria reeleição em 2026

    Petista afirma querer governar o país por quatro anos para deixá-lo “tinindo” e que gente nova vai disputar as eleições no próximo pleito

    O ex-presidente Lula
    O ex-presidente Lula RICARDO STUCKERT

    Da CNN

    Ouvir notícia

    O pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (1º) que não assumiria o cargo pensando em reeleição caso vença o pleito em outubro. Ele indicou que não disputaria um eventual quarto mandato nas eleições de 2026.

    “Eu não vou ser um presidente da República que está pensando na sua reeleição. Eu vou ser o presidente que vou estar pensando em governar este país por quatro anos e deixá-lo tinindo para que o povo brasileiro recupere definitivamente o bem-estar social, a alegria, o prazer de viver, o prazer de ser baiano, o prazer de ser brasileiro”, disse em entrevista à rádio Metrópole, da Bahia.

    “É isso que eu quero deixar. Então, eu tenho quatro anos da minha vida para dedicar, para cuidar desse povo”, completou.

    Lula foi presidente entre 2003 e 2010. Ele completará 77 anos em 27 de outubro. No início de um eventual quarto mandato, em 2027, o petista estaria com 81 anos.

    Em outro trecho da entrevista, o ex-presidente disse que, “quando chegar 31 de dezembro de 2026, que a gente for entregar esse mandato para outra pessoa, esse país estará bem”.

    O petista também enfatizou que “só tem quatro anos” para implantar as políticas que pretende, como a criação de novas universidades.

    As referências a um único mandato foram indiretas. Segundo ele, as eleições de 2026 terão “gente nova” na disputa.

    “Daqui a quatro anos, a gente vai ter gente nova disputando eleições. Vai ter gente nova sendo candidato a presidente. O que eu quero é deixar o país preparado, o que eu quero é lutar contra a fome, a miséria e a pobreza. O que eu quero é gerar emprego, diminuir a inflação, e aumentar o salário”, disse.

    Debate

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Fotos – Os pré-candidatos à Presidência

    *Publicado por Marcelo Tuvuca, com informações de Laura Slobodeicov, da CNN

    Mais Recentes da CNN