Lula participa do desfile do 2 de Julho pelo terceiro ano consecutivo na Bahia

Presidente, que cumpriu agenda no estado, apareceu na tradicional caminhada ao lado do governador Jerônimo Rodrigues

Camila Tíssia, da CNN, Salvador
Presidente esteve ao lado do governador do estado, Jerônimo Rodrigues  • Fotos: Joá Souza/GOVBA
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta terça-feira (2), em Salvador, da Caminhada do 2 de Julho, data que celebra a Independência do Brasil na Bahia. Este é o terceiro ano seguido que o presidente Lula participa da cerimônia.

O presidente esteve ao lado do governador do estado, Jerônimo Rodrigues. Desde segunda-feira (1º), Lula cumpre agenda na Bahia para anúncio de investimentos em diversas áreas.

O desfile cívico começou cedo, com a participação de fanfarras, gestores municipais e estaduais, além de grupos populares. A presença de políticos no cortejo é tradicional e fica ainda mais forte em ano de eleição fica mais forte.

No evento, o governador baiano destacou que Lula já deu o aval para que livros didáticos brasileiros possam contemplar o 2 de Julho como marco importante para a Independência do Brasil.

"São momentos e etapas. O 7 de setembro é um reconhecimento oficial. Mas, para se chegar ao dia 7, teve dias de lutas, de resistência. Então, aqui na Bahia, com a ajuda da Assembleia Legislativa, nós queremos garantir que os livros produzidos na Bahia contem essa história", disse Jerônimo.

A festa celebra a vitória dos brasileiros na guerra travada contra as tropas portuguesas, por mais de 17 meses, em 1823. Por isso, neste dia milhares de baianos e baianas vão às ruas para reverenciar aqueles que lutaram pela Independência do Brasil na Bahia.

A batalha foi marcada por nomes como Joana Angélica, Maria Felipa e Maria Quitéria. Já as figuras do caboclo e a cabocla representam o exército que lutou na guerra formado pelos povos ancestrais.

A festa contou ainda com concurso de fachadas e marquises decoradas em um percurso de quase 3 km entre o Largo da Lapinha e o Centro Histórico de Salvador.