Lula sinaliza a Hugo Motta que não quer mais desavenças

De acordo com apuração de Isabel Mega, ao CNN Novo Dia, após período de tensão, presidente da Câmara dos Deputados avalia que relação com o governo está "estabilizada" e defende que o respeito pelo presidente "não se perdeu"

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, defendeu que, apesar dos conflitos que marcaram grande parte de 2025, o respeito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva "não se perdeu" e avaliou que a relação com o governo federal está "estabilizada". A apuração é de Isabel Mega, ao CNN Novo Dia.

Lula tem enviado claros sinais a Motta de que não deseja mais desavenças entre o Palácio do Planalto e a Câmara dos Deputados. A mensagem principal que circula é de que as tensões devem ficar no passado, buscando construir uma relação mais harmoniosa para 2026.

"Tanto com o Senado quanto com a Câmara, a mensagem que é enviada pelo Palácio do Planalto é uma de distensionamento da relação [...] Olhando para Lula e Hugo Motta, esse distanciamento tem sido encurtado - a mensagem mandada pelo presidente é de que não quer mais desavenças com a Câmara dos Deputados", apontou Mega.

O segundo semestre de 2025 foi marcado por relações tensas entre o Executivo e o Legislativo, o que se refletiu diretamente na condução dos trabalhos na Câmara. Houve um distanciamento claro entre Lula e Motta, que chegou a colocar em votação projetos polêmicos como o da dosimetria, uma espécie de anistia mais branda que agora segue para sanção presidencial.

Gestos de aproximação

Recentemente, sinais concretos de reaproximação começaram a surgir. Em um telefonema, Lula conversou com Hugo Motta sobre a indicação do novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, do União Brasil, que é paraibano e aliado político de Motta. Feliciano é filho do deputado Damião Feliciano, do União Brasil da Paraíba, e sua família mantém laços próximos com a família do presidente da Câmara.

"Tudo é levado em consideração, mas, o principal que seja é essa mensagem de que desavenças devem ficar em 2025, então, tem sim muito do clima natalino, de confraternização de fim de ano", afirmou a analista.

Outro gesto significativo foi a presença de Hugo Motta no Palácio do Planalto para o lançamento da maquete da transposição do Rio São Francisco ao lado de Lula. Para analistas políticos, a composição dessa fotografia representa uma clara intenção de mostrar uma aliança fortalecida entre os dois líderes.

Avalia-se também que, para as pretensões eleitorais da família Motta na Paraíba, é estrategicamente interessante manter uma postura mais governista, considerando que o atual governador paraibano é do PSB, partido que integra a base de Lula. Essa aproximação pode beneficiar os interesses políticos regionais de Hugo Motta, especialmente pensando nos futuros palanques eleitorais no estado.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.