Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula tem simpatia por candidatura de Pacheco a governador de MG em 2026

    No Palácio do Planalto, assessores do governo dizem que o presidente está disposto a apoiá-lo em uma eventual disputa estadual

    Gustavo Uribe

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem simpatia por uma eventual candidatura do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ao governo de Minas Gerais em 2026.

    Segundo auxiliares do petista, o presidente estaria disposto, inclusive, a apoiar o senador em uma disputa estadual, em um acordo entre PT e PSD.

    O Palácio do Planalto tem avaliado que, diante da alta popularidade do governador Romeu Zema (Novo), um nome do campo da esquerda dificilmente teria força eleitoral contra ele. E que o perfil moderado de Pacheco teria mais viabilidade eleitoral.

    O presidente do Senado Federal, no entanto, ainda não definiu se será candidato ao governo mineiro em 2026, quando seu mandato como senador se encerra.

    A avaliação feita por aliados do petista é de que o apoio a uma eventual candidatura do senador ajudaria a potencializar uma reeleição do petista, já que o segundo turno em Minas Gerais foi bastante acirrado em 2022.