Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Lula teve maioria em municípios pequenos e médios; Bolsonaro, nas cidades maiores

    Apesar da vitória em São Paulo, cidade mais populosa do país, presidente eleito predominou nos municípios menores e ficou atrás do candidato do PL no grupo de cidades acima de 200 mil habitantes

    Arte CNN

    Beatriz AraújoMarina ToledoMurillo FerrariVital Netoda CNN

    Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito no segundo turno das eleições no último domingo (30), liderou os votos no grupo de cidades de até 200 mil habitantes. Já o seu adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), foi o mais votado, em média, entre as cidades mais populosas do Brasil.

    Um levantamento feito pela CNN mostra que Lula obteve um desempenho melhor nas cidades de pequeno e médio porte. Nos municípios com menos de 10 mil habitantes, o presidente eleito conquistou cerca de 4,8 milhões de votos, contra 3,6 milhões obtidos por Bolsonaro.

    Nas cidades em que a população varia entre 10 e 200 mil, Lula acumulou mais de 29,6 milhões de votos, e o atual presidente, 25,6 milhões.

     

    Já nas cidades com mais de 200 mil habitantes, Bolsonaro foi o mais votado, no geral. Em munícipios com população entre 200 mil e 500 mil habitantes, o atual presidente obteve cerca de 9,6 milhões de votos e Lula, 7,7 milhões.

    Nas cidades maiores, com mais de 500 mil habitantes, Bolsonaro registrou 19,1 milhões votos, enquanto o presidente eleito cerca de 18 milhões. Apesar disso, Lula ganhou na cidade mais populosa do Brasil, São Paulo, com 53,54% dos votos, contra 46,46% de Bolsonaro.

    O levantamento foi feito com dados cruzados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    Veja a votação para presidente por população do municípios: