Lula vai se reunir com Von der Leyen para tratar de acordo Mercosul-UE

António Costa, presidente do Conselho Europeu, também participará de encontro previsto para sexta-feira (16) no Rio de Janeiro

Duda Cambraia e Pedro Moreira, da CNN Brasil, Brasília
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a alemã Ursula von der Leyen, escolhida para um segundo mandato na presidência da Comissão Europeia
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a alemã Ursula von der Leyen, escolhida para um segundo mandato na presidência da Comissão Europeia  • 09/07/2025 REUTERS/Adriano Machado/ REUTERS/Sarah Silbiger
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se reunir com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (16).

A reunião entre os três líderes é sobre a implementação do acordo Mercossul-UE e deve acontecer no Palácio do Itamaraty, no Rio.

Os dois líderes europeus passam pelo Brasil antes de seguir para o Paraguai, onde acontece, no sábado (17), o encontro entre as lideranças para a assinatura do acordo.

Lula já tinha agenda marcada no Rio de Janeiro na sexta, onde participa de uma cerimônia dos 90 anos da criação do salário-mínimo, na Casa da Moeda. O presidente brasileiro não vai ao Paraguai.

A assinatura acontecerá na capital Assunção e contará com as presenças dos líderes sul-americanos e de Von der Leyen.

O Conselho Europeu, que reúne os chefes de Estado da União Europeia, aprovou o acordo na manhã da sexta-feira (9). Era necessário que ao menos 15 dos 27 países, representando ao menos 65% da população do bloco, fossem favoráveis ao tratado.

Fizeram oposição ao acordo apenas França, Polônia, Hungria, Irlanda e Áustria, além da abstenção da Bélgica. Como mostrou a CNN Brasil, reuniões ocorridas em Bruxelas na quarta-feira (7) aproximaram a Itália, fiel da balança no bloco, deste aval.