Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministro da Defesa afirma a Fux que Forças Armadas estão comprometidas com a democracia

    Presidente do STF e general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira se reuniram na sede da Suprema Corte, em Brasília

    Ministro Luiz Fux em encontro com general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
    Ministro Luiz Fux em encontro com general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira Nelson Jr./SCO/STF

    Carolina Brígido

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, se encontraram, nesta terça-feira (3), na sede da Corte, em Brasília.

    Na reunião, segundo nota do STF, o general “afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes.”

    Fux ressaltou que a Suprema Corte “preza pela harmonia entre os poderes e pelo respeito entre as instituições.”

    De acordo com nota do Ministério da Defesa, “foram discutidos temas institucionais, tal como o respeito entre as instituições.” Ainda foi “tratada a colaboração das Forças Armadas para o processo eleitoral.”

    O comunicado diz que a pasta “reafirmou, ainda, o permanente estado de prontidão das Forças Armadas para o cumprimento das suas missões constitucionais.”

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem fazendo críticas aos ministros do STF e à segurança das urnas eletrônicas, responsabilidade do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

    No último domingo (1º), diversos atos aconteceram no Brasil em apoio a Bolsonaro e ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado à prisão pelo STF e, na sequência, perdoado por Bolsonaro. Porém, em duas declarações distintas ontem, o presidente falou em defesa da “Constituição e liberdade” e não fez qualquer menção ao Supremo e ao processo eleitoral.

    Fux também se encontrou nesta terça-feira com o presidente do Senado Federal e do Congresso NacionalRodrigo Pacheco (PSD-MG). Eles conversaram sobre o compromisso de ambos com a harmonia entre os poderes, com o devido respeito à Constituição. E ressaltaram que as instituições seguirão atuando em prol da inegociável democracia e da rigidez do processo eleitoral.

    Em entrevista coletiva após a conversa, Pacheco comentou sobre o encontro de Fux e Nogueira, afirmando que “é fundamental que haja esse diálogo entre instituições que são igualmente importantes para o Brasil. Não há nenhuma mais importante que a outra.”

    Veja a nota completa do STF

    “O Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Luiz Fux, recebeu nesta terça-feira (3) o Ministro da Defesa, General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira no Gabinete da Presidência da Corte. A agenda foi pedida pelo General em deferência ao Chefe do Poder Judiciário antes de reunião prevista com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro Edson Fachin. Foi a primeira visita do General ao Presidente do STF desde que tomou posse como Ministro da Defesa.

    Durante o encontro, o Ministro da Defesa afirmou que as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes.

    Por sua vez, o presidente do STF ressaltou que a Suprema Corte brasileira preza pela harmonia entre os poderes e pelo respeito entre as instituições.”

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Defesa

    “Nesta terça-feira (3), o Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, foi recebido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, na sede do Tribunal. Durante o encontro, foram discutidos temas institucionais, tal como o respeito entre as instituições. Também foi tratada a colaboração das Forças Armadas para o processo eleitoral. O Ministro da Defesa reafirmou, ainda, o permanente estado de prontidão das Forças Armadas para o cumprimento das suas missões constitucionais.”