PT fecha data para colocar campanha na rua enquanto Bolsonaro sobe nas pesquisas
Terceira via se prepara para lançar chapa sem Sergio Moro e com uma possível composição com a senadora Simone Tebet
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai colocar o bloco na rua para valer a partir deste mês.
Com a evidente reação de Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas e a folgada dianteira que o petista vinha ostentando até então ameaçada, o PT definiu que o lançamento oficial da pré-candidatura de Lula deve ocorrer no dia 30 de abril.
A ideia é já apresentar o petista ao lado de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), e dar início a uma série de atividades de campanha de forma organizada.
Há um diagnóstico no entorno do petista de que, a partir de agora, a margem para erros está reduzida e é preciso partir para o modo campanha o quanto antes.
Pesou na decisão não só a recuperação vista por Bolsonaro nos números, mas declarações de Lula avaliadas como deslizes e com potencial para espantar parte do eleitorado, como a fala do ex-presidente sobre aborto.
Neste último episódio da atual temporada, Daniela Lima e Renata Agostini mostram como a melhora de Bolsonaro nas pesquisas está acompanhada de um cenário difícil em Brasília para o presidente: oposição conseguindo assinaturas para instalar uma CPI do MEC, inflação batendo recorde em décadas e greve de servidores em curso.
https://twitter.com/CNNBrasil/status/1512468209676562438?s=20&t=zG48ohjh74EgnPYim7xqIA
A terceira via também segue seu baile particular. O grupo de partidos que discute uma candidatura única — União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania — promete para maio a divulgação do nome de chapa “de consenso”.
O Horário de Brasília traz ainda os bastidores do que está sendo discutido para as eleições de outubro. Como o futuro político de Sergio Moro, que retirou momentaneamente sua pré-candidatura, foi avisado de que o União Brasil pretende colocar o nome de Luciano Bivar, presidente da legenda, como forma de “segurar o espaço”. Eles miram a composição de uma chapa com a senadora Simone Tebet (MDB).
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
Conheça outros podcasts da CNN Brasil:
Semana de 22 – Bem mais que o modernoso
Todo o conteúdo da grade digital da CNN Brasil é gratuito.
(Publicado por: André Rigue)