Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quem é Junior Lourenço, deputado do PL que votou por absolvição de Janones

    Parlamentar maranhense contrariou posição dos colegas de partido e deve ser expulso da legenda de oposição

    Deputado federa Junior Lourenço (PL-AM)
    Deputado federa Junior Lourenço (PL-AM) Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

    Lucas Schroederda CNN São Paulo

    O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou, na quarta-feira (5), por 12 votos a 5, um processo contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) por suposta quebra de decoro parlamentar.

    Janones é acusado de praticar “rachadinha” em seu gabinete. Ele nega as acusações.

    Dentre os 12 parlamentares que votaram a favor do relatório do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), cujo parecer era contrário à cassação do mandato de Janones, um chamou a atenção: Junior Lourenço (Maranhão), do PL, mesma sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro e principal legenda de oposição ao governo Lula no Congresso.

    Lourenço foi o único deputado do PL presente na sessão do Conselho de Ética – de um total de cinco – a votar pelo arquivamento da ação contra Janones, contrariando os colegas Alexandre Ramagem (PL-RJ), Domingos Sávio (PL-MG), Marcos Pollon (PL-MS) e o Cabo Gilberto Silva (PL).

    Segundo apuração da analista da CNN Jussara Soares, Lourenço deve ter a expulsão do partido confirmada na próxima semana.

    Ele está em seu segundo mandato na Câmara. Anteriormente, foi prefeito de Miranda do Norte, no interior do Maranhão, pelo PTB, por dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2016.

    Nas eleições de 2022, apoiou a campanha do ex-governador maranhense Flávio Dino ao Senado. Dino é hoje um dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – antes, foi aliado importante e ministro da Justiça do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    “Nossa caminhada recebe o reforço e o apoio do ex-governador Flávio Dino, Ana Lobato, seu suplente e do deputado Othelino Neto. A partir de hoje, sigo apoiando Flávio Dino para o Senado e continuo ao lado do amigo Weverton para o governo do estado”, escreveu Lourenço nas redes sociais em agosto de 2022.