Quem é Viviane Barci de Moraes

Estados Unidos aplicaram sanções contra a advogada e esposa do ministro Alexandre de Moraes, do STF

Da CNN Brasil
Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF, Alexandre de Moraes  • Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhar matéria

Os Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (22) sanções contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

O anúncio das medidas foi publicado no site do Departamento do Tesouro norte-americano.

A CNN separou detalhes sobre Viviane Barci de Moraes.

Viviane é advogada formada pela Faculdade de Direito da UNIP (Universidade Paulista) e também graduada em Propaganda e Marketing pela mesma instituição.

Natural de São Paulo, Viviane tem 56 anos e comanda o escritório Barci de Moraes Sociedade de Advogados, localizado no Itaim Bibi, Zona Sul de São Paulo. A banca atua em áreas como direito constitucional, administrativo, penal e empresarial.

Dois dos três filhos de Viviane com o ministro Moraes também são sócios do escritório.

Além disso, a empresa LEX – Instituto de Estudos Jurídicos, em que Viviane é sócia, foi alvo das sanções anunciadas pelo governo americano.

Moraes X EUA

Em julho, o governo americano já havia aplicado a Lei Magnitsky contra o próprio ministro Moraes, alegando “prisões arbitrárias” e “restrições à liberdade de expressão” no Brasil.

À época, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que Moraes atua como “juiz e júri” em uma “caça às bruxas ilegal” contra cidadãos e empresas brasileiras e americanas.

“De Moraes é responsável por uma campanha opressiva de censura, detenções arbitrárias que violam os direitos humanos e processos politizados – inclusive contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A ação de hoje deixa claro que o Tesouro continuará a responsabilizar aqueles que ameaçam os interesses dos EUA e as liberdades de nossos cidadãos”, disse Bessent.

*Publicado por João Scavacin, da CNN