
Rejeição é muitas vezes mais importante que intenção de voto, diz especialista
Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (12), a cientista política Deysi Cioccari avaliou os resultados da última pesquisa BTG Pactual/FSB para as eleições presidenciais de 2022
A cientista política Deysi Cioccari avaliou, em entrevista à CNN nesta segunda-feira (12), os resultados da última pesquisa BTG Pactual/FSB para as eleições presidenciais de 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente com 41% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35%.
"A rejeição é muitas vezes mais importante que a intenção de voto. Ela é muito difícil de mudar. Quando você diz que não gosta de um candidato, é porque tem o mínimo conhecimento sobre ele", afirmou.
Dentre os cenários propostos pelo levantamento, Bolsonaro seria derrotado por Lula (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) em eventual segundo turno.
Segundo a especialista, as campanhas eleitorais devem se intensificar nos próximos 20 dias. "A grande pergunta é se teremos segundo turno ou não".
Questionada sobre o encontro entre Lula e Marina Silva no domingo (11), Deysi apontou que a ex-ministra "tem o poder de agregar votos" para a candidatura petista.
A respeito dos atos de 7 de Setembro, a cientista política destacou que Bolsonaro "mostrou mobilização que até então não estávamos vendo". Entretanto, o mandatário "sai perdendo" ao não poder utilizar imagens gravadas durante os atos.
Veja a íntegra da entrevista no vídeo acima.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.