Rodrigo Maia projeta que bancada do Rio dará metade de seus votos a Baleia Rossi

Eleição que escolherá o novo presidente da Câmara dos Deputados acontecerá em fevereiro

Rodrigo Maia durante entrevista no Congresso, em Brasília
Rodrigo Maia durante entrevista no Congresso, em Brasília Foto: Adriano Machado/Reuters (21.jul.2020)

Ana Maia e Stéfano Salles, da CNN, no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

Após a reunião do prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM), com a bancada do Rio de Janeiro no Palácio da Cidade, na manhã desta terça-feira, em apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara de Deputados, o atual presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), celebrou o encontro e fez projeções para o pleito do Legislativo.

“Foi um café da manhã promovido pelo Eduardo, tivemos a presença de pelo menos 18 deputados. Nossa expectativa é, tirando os votos do Psol e do Novo, que são seis (os partidos terão candidatos próprios), são 40 deputados que votarão em um ou no outro. A expectativa é que a gente tenha metade dos votos”, afirmou o Maia.

O encontro aconteceu uma semana depois de o governador interino do Rio, Cláudio Castro (PSC), abrir as portas do Palácio Guanabara para receber Arthur Lira (PP-AL) e 22 dos 46 deputados da bancada do Rio. Na ocasião, Castro e aliados projetaram que Lira teria dois terços dos votos fluminenses.

A eleição da Câmara dos Deputados acontece no dia 2 de fevereiro. São 513 parlamentares e cada um tem direito a um voto. O número de parlamentares na casa varia de acordo com o estado. O Rio tem a terceira maior bancada, com 46 deputados, atrás de Minas Gerais, com 55, e de São Paulo, estado de Baleia Rossi, que tem 70.

 

Mais Recentes da CNN