Eleições 2022

TSE barra candidatura de José Roberto Arruda, ex-governador do DF, à Câmara

Arruda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF); ele tem condenações em segunda instância por improbidade administrativa

Gabriela Coelho, da CNN, em Brasília
O ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda  • Wilson Dias/Abr
Compartilhar matéria

Por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (29) pela impugnação da candidatura de José Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal.

Ele disputava uma vaga de deputado federal, no Distrito Federal, após o Tribunal Regional Federal (TRE-DF) deferir sua candidatura. Ele ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O Ministério Público Eleitoral (MPE) enviou ao TSE um parecer em que reafirma ser contrário à aprovação do registro de candidatura de Arruda.

Arruda tem duas condenações em segunda instância por improbidade administrativa relacionadas à Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal (PF).

O MPE pediu o indeferimento da candidatura dele depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou que a nova Lei de Improbidade não retroage para favorecer condenados.

Procurada pela CNN Brasil, a defesa ainda não se manifestou.