Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    União Brasil e PT lideram ranking de governos estaduais com 4 estados

    PL, partido de Jair Bolsonaro, que foi o mais votado no Congresso, conquistou dois estados

    Mapa dos governos estaduais
    Mapa dos governos estaduais Arte CNN

    Marcello SapioMurillo FerrariVital NetoBeatriz Araújoda CNN

    Após o segundo turno em 12 estados no domingo (30), estão definidos os governadores das 27 unidades da federação pelos próximos quatro anos. O União Brasil e o PT foram os partidos que mais “conquistaram” governos estaduais, com 4 estados cada.

    O União Brasil elegeu seus candidatos no Centro-Oeste e no Norte, com candidatos alinhados ao presidente Jair Bolsonaro (PL): Mauro Mendes, no Mato Grosso; Ronaldo Caiado, em Goiás; Marcos Rocha, em Rondônia; e Wilson Lima, no Amazonas. Todos eles tiveram o apoio do presidente.

    Já o PT tem todos os seus estados localizados no Nordeste. São eles: Bahia, com Jerônimo Rodrigues; Ceará, com Elmano Freitas; Piauí ,com Rafael Fonteles; e o Rio Grande do Norte, com Fátima Bezerra.

    Três partidos empatam com três domínios estaduais: o MDB (Alagoas, Distrito Federal e Pará), o PSB (Espírito Santo, Maranhão e Paraíba), e o PSDB (Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Rio Grande do Sul).

    O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, que teve votação expressiva no Congresso, sendo o que mais conquistou cadeiras à Câmara e ao Senado, terminou as disputas do governo com dois estados: Rio de Janeiro (com Cláudio Castro) e Santa Catarina (com Jorginho Mello).

    PP, PSD e Republicanos, com dois estados cada; Solidariedade e Novo, com um cada, completam a lista.

    Confira o gráfico dos governos estaduais abaixo: