Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Waack: Bolsonaro atraiu contra si fortes reações

    Participa da eleição que chama de fraude, com o que estaria indicando que são legítimas? Ou vai tratar de impedir que aconteça a fraude, isto é, que haja eleições?

    William Waackda CNN

    Jair Bolsonaro (PL) atraiu contra si fortes reações do setor jurídico, político, além de importantes órgãos de imprensa internacionais, um dia depois de reunir dezenas de embaixadores para atacar o sistema eleitoral brasileiro – base da nossa democracia.

    Bolsonaro sendo Bolsonaro: quando são muitas as críticas, ele costuma achar que elas apenas confirmam que ele teria razão no que diz.

    Mas, ao convocar a comunidade internacional para falar mal do sistema eleitoral, Bolsonaro criou uma intrincada situação: participa da eleição que chama de fraude, com o que estaria indicando que são legítimas? Ou vai tratar de impedir que aconteça a fraude, isto é, que haja eleições?

     

    A Justiça Eleitoral também enfrenta um delicado dilema. Se nada faz contra Bolsonaro, está desmoralizada depois de dizer que seria crime eleitoral falar mal das urnas, mas ganha força nesse mesmo setor, o de quem aplica as leis eleitorais, a ideia de que não importa mais se Bolsonaro acha que seria um presente para ele ter a candidatura negada.

    Tópicos