Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: Lewandowski tem tarefa ingrata pela frente

    Explique como é que um sistema infalível falhou. Esta é a ingrata tarefa do novo ministro da Justiça e veterano integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski

    William Waack

    Explique como é que um sistema infalível falhou. Esta é a ingrata tarefa do novo ministro da Justiça e veterano integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.

    É entender como foi possível a fuga de dois bandidos de um presídio federal de segurança máxima em Mossoró (RN), um tipo de cadeia inspirada no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) de São Paulo e nas prisões mais seguras dos Estados Unidos (EUA).

    Nesse tipo de local, os detentos mal se falam, vivem isolados, não têm visita íntima e são vigiados dia e noite. Só passam de um lugar para o outro da instalação prisional mediante um sofisticado sistema de códigos.

    Até este fim de semana, ninguém tinha conseguido fugir de um lugar desses, e são cinco espalhados pelo Brasil há quase 20 anos.

    Quem participou da implantação desse sistema de segurança máxima diz que só há um jeito de escapar dali: é com a colaboração de alguém de dentro.

    Está aí o pior cenário para o novo ministro da Justiça, que declarou que o combate ao crime organizado sua grande prioridade. Teria o crime organizado conseguido penetrar até mesmo a administração de uma penitenciária de segurança máxima federal?

    Esta é uma pergunta de enorme peso político num país que tem de novo, na segurança pública, violência e criminalidade como as maiores preocupações da população.

    Com a palavra, os órgãos de segurança e o Ministério da Justiça.