Correspondente Médico: Como a frustração na pandemia afeta a saúde mental?

No quadro Correspondente Médico, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre como grandes cancelamentos durante a pandemia afetam a saúde mental

Da CNN
27 de julho de 2020 às 09:43 | Atualizado 27 de julho de 2020 às 10:12

Cancelamento da festa de Revéillon, adiamento do carnaval de 2021, Marcha para Jesus no formato drive-in e mais mudanças no chamado "novo normal" gerado pela pandemia.

Na edição desta segunda-feira (27) do quadro Correspondente Médico, do CNN Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes aborda a frustração gerada por quebras de espectativa e quais os efeitos disso na saúde mental.

Leia e assista tambem:

Número de mortos por coronavírus no Brasil passa de 87 mil
Cardiologista explica relação entre Covid-19 e problemas circulatórios
Metade dos médicos relata pressão para dar remédio sem comprovação científica

Gomes aponta que as frustrações podem "comprometer e machucar a autoestima" quando o que se esperava era muito melhor do que o resultado final.

"A gente tende a ser assim. Projetamos no futuro os desejos e vontades, mas quando ele chega, às vezes as coisas não são tão boas assim, o que gera essa sensação de frustração", afirma.

O especialista pontua que essa sensação pode ser evitada a partir da redução da expectativa e do que, de fato, espera-se do resultado final.

Do contrário, os efeitos podem ir além de uma baixa autoestima e caracterizar também quadros de ansiedade, que comprometem a saúde mental.

Por fim, ele ainda cita que a inteligência emocional é importante para passar por esses períodos e recomenda não fazer comparações para traçar expectativas.

"Precisamos entender o convite que a realidade nos faz, porque isso faz com que a gente tenha mais poder individual, que vem do entendimento do que é bom para mim e do que é bom para as outras pessoas, e como posso potencializar minha sensação de felicidade, mesmo que tudo a minha volta seja desfavorável", conclui.

(Edição: Sinara Peixoto)

Correspondente Médico: Fernando Gomes fala sobre frustração
Foto: CNN (27.jul.2020)