ANS determina cobertura de teste sorológico de Covid-19 por planos de saúde


Anna Russi, da CNN, em Brasília
13 de agosto de 2020 às 15:21 | Atualizado 14 de agosto de 2020 às 06:08

Os planos de saúde terão de cobrir os testes sorológicos para o novo coronavírus no rol de coberturas obrigatórias. A medida foi aprovada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de forma unânime em reunião ordinária nesta quinta-feira (13). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (14).

Indicado a partir do oitavo dia desde o aparecimento dos sintomas, o exame de sorologia identifica a presença ou não de anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue dos pacientes que foram expostos ao vírus causador da Covid-19 em algum momento. 

Em seu voto, o diretor-presidente da agência, Rogério Barbosa, destacou que outros exames de detecção da Covid-19, como o RT-PCR, já haviam sido incorporados no rol de cobertura obrigatória "desde os primeiros dias de reconhecimento da pandemia em março".

Assista e leia também:

Entenda quais são os diferentes tipos de teste para a Covid-19
Hospital de Israel desenvolve teste instantâneo para Covid-19 a partir de saliva

Amostras de sangue para teste sorológico da Covid-19

Amostras de sangue para teste sorológico da Covid-19

Foto: CNN (1.jul.2020)

"A ANS adotou essa iniciativa como uma das medidas de enfrentamento da pandemia. Na época, foram estudados e incorporados os exames que estavam aptos e não possuíam dissenso na academia", comentou. 

Em junho, em cumprimento a uma decisão judicial, a ANS já havia tornado a cobertura do teste obrigatória pelos planos de saúde. No entanto, no mês seguinte, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região derrubou a decisão anterior. Assim, a cobertura do exame não estava regulamentada.

Segundo Barbosa, a agência estava estudando e acompanhando as evoluções do teste ante as dúvidas técnicas existentes. "Foi um desafio pra regulação estabelecer esse processo no cenário de pandemia em que as informações estão sendo construídas a cada dia", observou.