Daniela Lima: São Paulo pode voltar ao pico da pandemia na próxima semana

Para a jornalista, promessa da vacina não pode servir de pretexto para afrouxar controles

da CNN
11 de dezembro de 2020 às 12:28 | Atualizado 11 de dezembro de 2020 às 13:30


No quadro Em Off desta sexta-feira (11) na CNN Rádio, Daniela Lima analisou os dados da secretaria de Saúde de São Paulo que mostram que o ritmo atual de contágio da Covid-19 no estado é compatível ao período de abril a maio, quando a pandemia atingiu o pico. 

"Se a gente não conseguir desacelerar o contágio, na próxima semana, São Paulo pode voltar a registrar 20 mil casos de Covid-19, o pico máximo que atingimos lá atrás, quando a pandemia estava no auge". 

Para ela, a expectativa é de novas restrições no estado e na capital também. Ela citou iniciativas em outros estados, como no Rio de Janeiro, mas que ainda são brandas. 

Leia também:

Cláudio Castro: Se vacinação começar amanhã, o RJ está preparado

Como se posicionam os governadores após reunião com ministro da Saúde

"Os governadores estão tentando se mexer, mas de maneira tímida perto do retrato que os números estão nos dando. Os números mostram que estamos voltando ao período de mais alto contágio da Covid-19 no Brasil". 

Ela ressaltou que a promessa de uma vacina não pode ser desculpa para não tomar precauções. "As pessoas precisam estar atentas a isso, porque a esperança da vacina, que ainda não chegou ao Brasil, não pode servir de pretexto para afrouxar tanto os controles".