Aviões Hércules da FAB levarão oxigênio líquido para Manaus

Um litro de oxigênio líquido equivale a cerca de 860 litros de produto gasoso

Fernando Molica
Por Fernando Molica, CNN  
14 de janeiro de 2021 às 18:54 | Atualizado 14 de janeiro de 2021 às 19:00
avião hércules fab
Foto: Reprodução/ FAB

Para aumentar a disponibilidade de oxigênio em Manaus, a  Força Aérea Brasileira (FAB) passará a transportar o produto na forma líquida. Um litro de oxigênio líquido equivale a cerca de 860 litros de produto gasoso.

Ainda nesta quinta-feira (14) voltará a operar o Hércules da FAB, que vinha transportando os cilindros de oxigênio – o avião precisou passar por reparos.

Por questões de segurança, o transporte de oxigênio líquido só pode ser feito em algumas aeronaves, capazes de receber uma válvula de segurança. 

Nesta sexta, dois outros Hércules passarão a ser utilizados na mesma tarefa. Em operação há  quase 60 anos,  estes aviões da FAB necessitam de constante manutenção. 

O deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) disse à CNN que reforçou junto ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pedido para que os Estados Unidos cedam um de seus Galaxy para levar oxigênio até Manaus – o modelo é um dos maiores aviões militares de transporte de carga.

A  nova etapa da pandemia de Covid-19 praticamente multiplicou por seis o consumo de oxigênio nos hospitais de Manaus. Antes da chegada do novo coronavírus, a demanda era de 12 mil metros cúbicos/dia - hoje, está em 70 mil metros cúbicos/dia, mais do dobro do que nos primeiros meses da doença.

A White Martins decidiu também expandir sua fábrica do produto em Manaus, capaz de produzir 28 mil metros cúbicos/dia. Oxigênio também está sendo levado por caminhões que saem de Fortaleza (CE).

avião hércules fab
Foto: Divulgação