Voo para buscar vacina contra Covid-19 na Índia é adiado em um dia


Anna Satie, da CNN em São Paulo
14 de janeiro de 2021 às 11:59 | Atualizado 14 de janeiro de 2021 às 21:55

 

O voo que vai buscar 2 milhões de doses da vacina de Oxford/Astrazeneca na Índia foi adiado em um dia e vai partir na noite de sexta-feira (15), informou a Azul. 

No entanto, a áerea disse que não haverá atraso e que a "operação será concluída de forma antecipada em relação ao plano original". A empresa não especificou qual é o novo prazo de chegada do imunizante.

Inicialmente, era previsto que as doses chegassem ao Rio de Janeiro no sábado (16). 

Uma fonte no Ministério da Saúde disse ao analista da CNN Igor Gadelha que, com o adiamento da ida, a previsão de volta agora é para domingo (17) ou segunda-feira (18).

De acordo com a Azul, essa reprogramação é "devida a questões logísticas internacionais". 

O trecho de Viracopos (aeroporto em Campinas, São Paulo) até Recife, onde o avião fará escala antes de decolar para Mumbai, está mantido para a tarde desta quinta (14).  

Fotos obtidas pela CNN mostram a aeronave sendo preparada para a jornada. O avião tem a inscrição "Brasil imunizado, somos uma só nação" e o logo do governo e do SUS.

Avião da Azul tem inscrição "Brasil imunizado, somos só uma nação'
Avião da Azul que buscará vacinas na Índia tem inscrição "Brasil imunizado, somos uma só nação'
Foto: Arquivo pessoal

Em nota, o Ministério da Saúde confirmou que o adiamento foi feito por questões logísticas e disse que ainda não tem data para o retorno da aeronave.

"A data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo Governo Federal em parceria com a Azul", disse.

(*Com informações de Rudá Moreira, da CNN em Brasília)