Acreditamos na aprovação das duas vacinas amanhã, diz vice-presidente da Fiocruz

Para Marco Krieger, a Anvisa foi rápida no processo de análise dos pedidos tanto do Butantan, que representa a vacina chinesa, quando da Fiocruz

Pedro Duran, da CNN Brasil no Rio de Janeiro
16 de janeiro de 2021 às 19:34 | Atualizado 16 de janeiro de 2021 às 22:17


Em meio à expectativa para a reunião da diretoria da Anvisa que vai avaliar o pedido de uso emergencial das vacinas da Sinovac e da AstraZeneca, o vice-presidente da Fiocruz disse que acredita que a agência dê respostas positivas para as duas neste domingo(17).

Para o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, a Anvisa foi rápida no processo de análise dos pedidos tanto do Butantan, que representa a vacina chinesa, quanto da Fiocruz, que representa a vacina inglesa.

“A gente tem que celebrar. A gente acha que aprovam as duas”, disse ele à CNN. No caso de o processo ser adiado, ele disse que a fundação entenderia “a quantidade enorme de trabalho que a Anvisa teve que fazer, ainda mais antes do prazo”.

Isso porque a norma da agência diz que o prazo de dez dias para a avaliação do pedido de uso emergencial só começaria a ser contado depois da entrega de todos os documentos, o que só aconteceu nessa sexta-feira (15).

“Eu não tenho dúvida que o pessoal da Anvisa está muito comprometido. Realmente poucas agências sanitárias estão trabalhando com essa velocidade, a maior parte está sendo mais conservadora”, elogiou Krieger.

montagem coronavac astrazeneca
Foto: Reprodução