'Vamos aprender a eficácia da vacina na vida real', diz imunologista

Da CNN, em São Paulo
19 de janeiro de 2021 às 15:00


A vacinação contra a Covid-19 começou no Brasil, mas só com o tempo será possível saber quando terá efeitos práticos na imunização da população. A avaliação é do presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, Ricardo Gazzinelli, em entrevista à CNN nesta terça-feira (19).

"Fizemos um grande avanço com a decisão da Anvisa e agora temos que vacinar a população. Vamos aprender a eficácia da vacina na vida real, à medida que formos vacinando. Estamos numa fase muito inicial e o número de doses ainda é muito limitado, 8 milhões. Para chegar a uma imunidade que afete a transmissão do vírus na sociedade, precisaremos de uma parcela muito maior da população vacinada", avaliou o especialista.

Os casos não devem cair imediatamente, aposta. "Mais para o segundo semestre de 2021 vamos ver se teve um efeito de imunidade e controle na transmissão do vírus.Temos o problema também do limite de importação do insumo da vacina. Se tivéssemos certeza de quando ele vai chegar, teria expectativa de uma queda no meio para o fim segundo semestre no número de casos", disse.

Ricardo Gazzinelli, presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (19.jan.2021)
Foto: Reprodução/CNN

(Publicado por Daniel Fernandes)