Avião com 2 milhões de doses da vacina de Oxford chega ao Brasil

Aeronave da Emirates deixou Dubai na noite de quinta-feira com o imunizante produzido na Índia; vacina deve ser distribuída no sábado após rotulação na Fiocruz

Murillo Ferrari e Guilherme Venaglia, da CNN, em São Paulo
22 de janeiro de 2021 às 17:25 | Atualizado 22 de janeiro de 2021 às 18:30

 

Chegou ao Brasil nesta sexta-feira (22) o avião transportando 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, produzidas pelo laboratório Sérum, na Índia.

O carregamento foi recepcionado por três ministros. Eduardo Pazuello, da Saúde; Ernesto Araújo, das Relações Exteriores; e Fábio Faria, das Comunicações. Eles estavam acompanhados do embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy.

Avião Emirates - Doses AstraZeneca

Avião da empresa Emirates, que trouxe doses importadas da fórmula AstraZeneca/Oxford para o Brasil
Foto: CNN

A aeronave deixou o país asiático por volta das 20h da quinta-feira (21) em direção a Dubai. De lá, o imunizante foi embarcado em um voo comercial da companhia aérea Emirates até o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Agora, o carregamento seguirá em avião da Azul para o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. A aeronave da companhia brasileira deve decolar 20h30 e chegar pouco antes das 22h. 

Doses AstraZeneca Oxford no Brasil
Doses importadas da fórmula AstraZeneca/Oxford, produzidas na Índia, para o Brasil
Foto: CNN

A distribuição das vacinas aos estados pelo Ministério deve acontecer no sábado (23) após as caixas passarem por um processo de rotulagem. Segundo a Fiocruz, que será a responsável pelo procedimento, o processo deve durar de três a quatro horas. 

Doses AstraZeneca Oxford no Brasil
Minisrtros recebem doses importadas da fórmula AstraZeneca/Oxford, produzidas na Índia, para o Brasil
Foto: CNN