Portugal identifica sete casos da variante brasileira de Covid-19

País é 21º a identificar casos relacionados a essa cepa

Henrique Andrade e Victória Cócolo, da CNN em São Paulo
21 de fevereiro de 2021 às 19:16
Ilustração em 3D representando o novo coronavírus
Ilustração em 3D representando o novo coronavírus
Foto: Nexu Science Communication/Reuters

 

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), do Ministério da Saúde de Portugal, informou neste domingo (21) que identificou os primeiros casos de Covid-19 associados à variante brasileira (501Y.V3) no país. Até o momento, foram contabilizados sete pacientes infectados pela cepa. 

As infecções foram reportadas às autoridades de saúde do país, para rastreio de contatos próximos e adoção de medidas para interromper a transmissão. 

No comunicado oficial, o instituto não dá detalhes sobre o itinerário dos pacientes, sem informar o local que estas foram infectadas. O Insa alerta para o elevado potencial de transmissão da cepa e também à dificuldade de reconhecimento dela.

Além da variante brasileira, o país contabiliza 235 infecções pela cepa britânica e outros dois pela sul-africana, segundo o último relatório de diversidade genética divulgado em 05/02.

Portugal já é o 21º país a identificar casos relacionados a cepa brasileira do novo coronavírus. Também neste domingo (21), o governo de Taiwan confirmou a identificação de três casos da cepa brasileira.