Número de internações por Covid em SP estabilizou com 'feriadão', diz secretária

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen afirmou à CNN que os índices preliminares da fase emergencial no estado são positivos

Produzido por Layane Serrano, da CNN, em São Paulo
05 de abril de 2021 às 10:16

Secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen afirmou, em entrevista à CNN, que o número de internações por Covid-19 foi estabilizado durante a semana de feriados adiantados no estado. O balanço oficial ainda será finalizado, mas ela já celebrou os índices preliminares positivos.

"Chegamos a ter, no período de 7 a 21 de março, crescimento diário de internações de quase 4%. Estávamos adicionando muitos pacientes diariamente [ao sistema de saúde] do estado e sabemos que o período é de 14 dias entre infecção e necessidade de internação", disse. "Em duas semanas de fase vermelha, começamos a ter a primeira etapa de desaceleração de internações. Mais importante, agora completando duas 2 semanas de fase emergencial, começamos a ter a estabilização das internações", afirmou a secretária do governo paulista.

Patricia ainda disse que os próximos dias são cruciais para a avaliação da prorrogação ou não da fase emergencial no estado, a mais restritiva do Plano São Paulo e que vigora até o dia 11 de abril. "Essa semana é crítica para observação da fase emergencial. Nós não podemos baixar a guarda nesse momento. A establização das internações agora precisa se tranformar em redução das internações, para que tenhamos fôlego [na rede pública de saúde]."