Vacinação dos profissionais da educação é retomada no Rio

Para ser imunizado, os profissionais precisam ter 49 anos ou mais e levar o último contracheque ou a declaração das instituições educacionais onde atuam

Beatriz Puente, Isabelle Resende e Cleber Rodrigues, da CNN, no Rio de Janeiro
24 de maio de 2021 às 10:43 | Atualizado 24 de maio de 2021 às 11:05

O município do Rio retomou nesta segunda-feira (24) a vacinação contra a Covid-19 dos profissionais da área da educação a partir de 49 anos. Para ser imunizado, é preciso levar o último contracheque ou a declaração das instituições educacionais e redes de ensino público ou privado da cidade do Rio.

A vacinação dos profissionais da educação começou no dia 26 de abril, mas foi suspensa dia 7 de maio depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou um pedido de liminar da Defensoria Pública do Rio. O órgão questionou a antecipação de algumas categorias, em relação aos grupos prioritários. 

Até 29 de maio, quando será concluído o calendário dos grupos prioritários, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) espera alcançar a marca de 30% de toda a população do Rio vacinada com pelo menos a primeira dose (D1). A partir de 31 de maio, a ampliação da campanha de vacinação avança para a população em geral, seguindo escalonamento por idade. 

A expectativa é que até 23 de outubro, 90% dos cariocas com 18 anos ou mais estejam vacinados com a D1 contra a Covid-19. O cronograma completo foi planejado de acordo com a previsão de envio de vacinas divulgada pelo Ministério da Saúde. A manutenção do calendário de vacinação na cidade está condicionada ao cumprimento deste cronograma.

Além do avanço do calendário etário, a repescagem para as pessoas dos grupos prioritários que faltaram à D1 no dia destinado à sua idade está acontecendo diariamente até o final de maio. Já o cidadão que perdeu a data da D2 deve ir o mais brevemente possível à mesma unidade de saúde onde tomou a D1, para completar o esquema vacinal. Pelo menos, 120 mil pessoas não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Rio: Profissionais da educação a partir dos 49 anos já podem se vacinar nesta segunda-feira (24)
Foto: Cleber Rodrigues/CNN

A SMS disponibiliza mais de 260 pontos de vacinação em toda a cidade, funcionando de segunda-feira a sábado. A lista desses pontos, o calendário de vacinação e mais informações sobre grupos prioritários, documentos, etc. estão disponíveis em coronavirus.rio/vacina e nas redes sociais da SMS.

A cidade do Rio já imunizou quase 2 milhões (1.933.367) de pessoas, cerca de 28,7% da população carioca. Em todo o estado, foram mais de 3 milhões de doses aplicadas para primeira dose. 

O secretário de educação do Rio, Renan Ferreirinha,  participou da retomada da vacinação dos profissionais, na Clínica Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi, Zona Norte do Rio e explicou que o calendário de imunização será divulgado por etapas.

“Nossa expectativa é que nesta semana, entre 15 e 20 mil profissionais da educação possam ser vacinados. Nós estamos começando nessa segunda-feira com os profissionais de 49 anos ou mais. Até sexta temos o calendário confirmado e, assim que possível, pretendemos disponibilizar outras datas para os profissionais”, afirmou Ferreirinha.