Agência dos EUA deve autorizar antivirais da Pfizer e da MSD contra a Covid-19
Dois medicamentos são vistos como novos tratamentos orais promissores contra a infecção pelo novo coronavírus
A Food and Drug Administration (FDA), agência semelhante à Anvisa nos Estados Unidos, deve autorizar os medicamentos orais para o tratamento da Covid-19 da Pfizer e da farmacêutica MSD (Merck Sharp & Dohme) nesta quarta-feira (22), informou a Bloomberg News, nesta terça-feira (21), citando pessoas familiarizadas com o assunto.
Os dois medicamentos, especialmente a pílula Pfizer, chamada Paxlovid, são vistos como novos tratamentos orais promissores que podem ser administrados a pessoas fora do ambiente hospitalar.
A Pfizer afirmou no início deste mês que sua pílula antiviral contra a Covid-19 mostrou quase 90% de eficácia na prevenção de hospitalizações e de mortes em pacientes de alto risco.
A pílula da MSD, o molnupiravir, demonstrou reduzir em cerca de 30% as hospitalizações e mortes em seus ensaios clínicos com indivíduos de alto risco.
A Food and Drug Administration não respondeu a um pedido de comentário até o momento.
Em novembro, a Grã-Bretanha se tornou o primeiro país do mundo a aprovar o medicamento antiviral da MSD para uso em pessoas com a Covid-19 com sintomas leves a moderados e para aqueles que apresentam pelo menos um fator de risco para o desenvolvimento de doença grave.
(Reportagem de Manas Mishra em Bengaluru; edição de Uttaresh.V)