Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Alemanha prepara 40 mil doses de vacina em precaução contra varíola dos macacos

    Até agora, cinco casos foram registrados no país, segundo o chefe do Instituto Robert Koch de doenças infecciosas da Alemanha, Lothar Wieler

    Catherine Falls Commercial/Getty Images

    Ludwig BurgerRiham Alkousaada Reuters

    A Alemanha encomendou 40 mil doses da vacina contra varíola Imvanex, da Bavarian Nordic, em preparação para possível campanha de imunização se o surto da doença se tornar mais grave no país.

    Em entrevista à imprensa, o ministro da Saúde alemão, Karl Lauterbach, disse nesta terça-feira (24) que, por enquanto, está contando com um período de isolamento de pelo menos 21 dias de pessoas infectadas para conter o surto.

    Até agora, cinco casos foram registrados na Alemanha, todos em homens, disse Lothar Wieler, chefe do Instituto Robert Koch de doenças infecciosas da Alemanha, também durante a entrevista à imprensa.

    EUA avaliam liberar vacina para pessoas de alto risco

    Os Estados Unidos respondem a um pedido de liberação da vacina contra a varíola dos macacos do Estoque Nacional Estratégico do país diante do surto global de casos sob investigação.

    Há um caso confirmado de varíola e quatro casos suspeitos nos Estados Unidos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

    “Posso informar que houve um pedido de liberação da vacina Jynneos do Estoque Nacional para alguns dos contatos de alto risco de alguns dos primeiros pacientes, de modo que está acontecendo ativamente agora”, disse Jennifer McQuiston, vice-diretora da Divisão de Patógenos e Patologia de Alta Consequência do Centro Nacional de Doenças Infecciosas Emergentes e Zoonóticas do CDC, na segunda-feira (23).

    Jennifer disse que os Estados Unidos têm um “bom estoque” de vacina porque estão se preparando para a possibilidade de precisar usar doses para a varíola.

    Nos Estados Unidos, a vacina Jynneos de duas doses é licenciada para prevenir a varíola e especificamente para prevenir a varíola dos macacos.

    (Edição de Madeline Chambers; com informações de Jacqueline Howard e Virginia Langmaid, da CNN)