Anvisa inspecionará laboratório que produz Covaxin, na Índia, dia 1º de março

Cinco servidores que foram encarregados de fazer o serviço já foram enviados ao país e devem chegar ainda na noite desta sexta-feira

Renato Barcellos, da CNN

Ouvir notícia

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que vai iniciar a inspeção das instalações da empresa Bharat Biotech, na Índia, na próxima segunda-feira (1º). A vistoria deve durar até sexta-feira (5).

Cinco servidores que foram encarregados de fazer o serviço já foram enviados ao país e devem chegar ainda na noite desta sexta-feira (26).

O pedido da Anvisa foi feito no dia 13 de fevereiro e combinou com o laboratório, na época, que a inspeção seria realizada nos primeiros dias do mês de março.

A inspeção serve para que a agência emita o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF). Na vistoria são verificados os processos de trabalho, as estruturas físicas das áreas de produção, armazenamento e laboratórios de controle de qualidade, além de toda a documentação do sistema de garantia de qualidade da empresa. 

O CPBF é um documento obrigatório para o processo de registro de vacinas e as missões para verificação da linha de produção dos produtos são realizadas a pedido das empresas interessadas na regularização.

De acordo com a Anvisa, não foi apresentado, até o momento, um pedido para realização de estudos clínicos nem para autorização de uso emergencial da vacina Covaxin, produzida pela empresa Bharat Biotech.

Mais Recentes da CNN