‘Assume risco e luta por todos’, diz médico sobre transferência de pacientes

No quadro Correspondente Médico desta sexta-feira (15), o neurocirurgião Fernando Gomes fala do colapso da saúde no Amazonas

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 
No quadro Correspondente Médico desta sexta-feira (15), o neurocirurgião Fernando Gomes explica se a transferência de pacientes com Covid-19 de Manaus, que vive o colapso do sistema de saúde com falta de oxigênio, para outros estados pode espalhar a nova cepa do coronavírus identificada no Amazonas. 

“Se você imagina que em um lugar não tem a variante, você tem um paciente que está com essa variante e o transporta para esse local, está aumentando a chance de contaminação de outras pessoas. É muito difícil garantir algo 100% estéril e apenas restrito àquele caso”, conta.

“São escolhas que acabam sendo feitas. Para tratar essas pessoas que estão precisando de recurso com chance de manter a vida, você coloca o sistema em situação de risco diferenciado. A gente acaba funcionando de uma forma integrada como país, então a gente assume risco e luta por todo e qualquer brasileiro”, afirma.

O neurocirugião Fernando Gomes no quadro Correspondente Médico (15.jan.2021)
O neurocirugião Fernando Gomes no quadro Correspondente Médico (15.jan.2021)
Foto: Reprodução/CNN

 

 

(Publicado por: André Rigue) 

Mais Recentes da CNN