Brasil passa de 445 mil mortes e se aproxima de 16 mi de infectados pela Covid

País registrou 2.215 óbitos e 76.855 novos casos da doença nas últimas 24 horas

Anna Gabriela da Costa, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

O Brasil registrou nas últimas 24 horas 2.215 mortes e 76.855 novos casos de Covid-19, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (21) pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 

Com a atualização dos números, o país chega a 446.309 mortes e 15.970.949 casos de Covid-19, dados que tornam o Brasil uma das nações mais afetadas pela pandemia no mundo. 

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins, o Brasil é o segundo país no mundo em número de mortes pela Covid-19, atrás apenas dos Estados Unidos, que soma 589.000 óbitos.

Já em relação ao número de contaminados, o Brasil ocupa a terceira colocação no ranking mundial, atrás dos EUA e da Índia, ainda de acordo com dados da Johns Hopkins. 

Possível terceira onda no Brasil

As estimativas da Universidade de Washington apontam que o Brasil está em uma tendência de aumento de óbitos pela Covid-19. Segundos informações da analista de Economia da CNN Raquel Landim, especialistas alertam que ainda é possível evitar esse cenário com o distanciamento social e o uso de máscaras. 

Após o país atingir 4.249 mortes diárias em abril, ápice da segunda onda, ocorreu um recuo importante da doença. Porém, a estabilidade parou em um patamar muito alto, acima de duas mil mortes por dia.

Com o aumento da circulação de pessoas, os números voltaram a subir e as estimativas apontam para três mil mortes no início de junho. A partir daí, a curva voltaria a cair por causa do avanço da vacinação. 

Leitos de UTI e enfermaria para Covid-19 em hospitais do interior de SP (18.dez.
Leitos de UTI e enfermaria para Covid-19 em hospitais do interior de SP (18.dez.2020)
Foto: Reprodução/CNN

Mais Recentes da CNN