Oito capitais realizam busca ativa para vacinação de crianças contra a Covid-19
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Palmas, Teresina, João Pessoa e Brasília realizam ações para ampliar a cobertura vacinal
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 no Brasil teve início no dia 14 de janeiro. Para avançar na campanha, pelo menos 9 capitais deram início à busca ativa para a imunização deste público.
São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Palmas, Teresina, João Pessoa e Brasília realizam ações para ampliar a cobertura vacinal. Em Curitiba, foi realizada uma busca ativa no início da campanha para grupos prioritários. Outras três cidades planejam iniciar a busca, incluindo Manaus, Florianópolis e Porto Alegre.
São Paulo
Na capital paulista, equipes de agentes comunitários de saúde realizam a busca ativa a partir da visitação em domicílio para identificar os motivos pelos quais algumas crianças ainda não foram imunizadas.
Rio de Janeiro
Agentes de saúde verificam as cadernetas de vacinação de crianças na capital fluminense para saber se elas já tomaram a primeira dose contra a Covid-19 e, também, se estão com o restante do calendário de imunizações em dia. A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os profissionais esclareçam dúvidas dos pais e informem a respeito da segurança da vacina.
Belo Horizonte
Na capital mineira, as equipes de saúde, durante as visitas domiciliares, conferem a situação vacinal de todos os moradores, inclusive das crianças, e também reforçam a importância da imunização. A ação também é realizada durante as consultas e atendimentos nos centros de saúde da atenção primária e por contato telefônico nos acompanhamentos de rotina.
Até sábado (5), foram imunizadas 70 mil crianças. O número corresponde a 51% dos 136 mil convocados, sendo de 7 a 11 anos sem comorbidade, e de 5 a 11 anos com comorbidade.
Vitória
O monitoramento das pessoas aptas a receber a vacina contra a Covid-19 faz parte da rotina de trabalho das equipes de saúde desde o início da campanha em Vitória. A orientação e alerta para a vacinação é feita em visitas domiciliares, em consultas ou por telefone, por diversos profissionais de saúde, desde os enfermeiros e médicos, até os agentes comunitários de saúde.
Ao todo, 31.340 crianças nessa faixa etária poderão ser vacinadas na cidade. Até o momento, 10.194 crianças foram vacinadas, o que representa uma cobertura vacinal de 32%.
Palmas
A Secretaria da Saúde de Palmas realiza ações de imunização contra a Covid-19 em várias regiões da capital, visando alcançar um maior número de crianças. Além da oferta da vacinação em unidades de saúde, as equipes também fazem ações nas escolas.
Brasília
Para intensificar o esforço de vacinação do público infantil em idade escolar, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal promove, em parceria com a Secretaria da Educação, uma campanha até a sexta-feira (11), dedicando unidades de saúde exclusivas para a vacinação infantil.
Até a terça-feira (8), foram vacinadas 99.653 crianças de 5 a 11 anos no DF. Esse percentual corresponde a 37% das crianças dessa faixa etária.
Outras capitais
Em João Pessoa (PB), a busca ativa teve início nesta semana, a partir da vacinação nas escolas da rede municipal. Em Teresina (PI), agentes de saúde realizam buscas pelo cadastro em saúde dos cidadãos.
Curitiba (PR) realizou a busca ativa das crianças para a vacinação contra a Covid-19 no início da campanha para grupos prioritários, incluindo a população acamada e institucionalizada e indígenas.