Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cobertura vacinal contra poliomielite atinge índice de 65,6%

    Ministério da Saúde tinha como objetivo imunizar 95% da população de menores de até 5 anos de idade durante campanha

    Marcos Lopes/MS

    Giovanna Inoueda CNN

    em Brasília

    A cobertura vacinal contra a poliomielite atingiu, até esta segunda-feira (17), Dia Nacional da Vacinação, 65,6% do público esperado, segundo dados do Ministério da Saúde.

    A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 teve início no dia 8 de agosto e se encerrou no dia 30 de setembro, após prorrogação. O objetivo da campanha era de alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% na faixa etária de 1 a 5 anos de idade. O estado da Paraíba foi o único a alcançar a meta, chegando em 95,09% da população alvo imunizada. O Amapá imunizou 90,08%.

    Apesar do término da campanha nacional da vacinação contra a poliomielite pelo Ministério da Saúde em 30 de setembro, 12 estados e o Distrito Federal decidiram prorrogar a ação devido à baixa cobertura.

    O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989, mas a diminuição nos índices de vacinação pode acarretar a volta da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, uma queda progressiva das coberturas vacinais é detectada desde 2015, quando os índices chegaram a 98,3%. Desde 2017, a meta de 95% da cobertura vacinal da poliomielite em crianças menores de 1 ano de idade não é atingida. Em 2021, a cobertura chegou a 69,99%.

    O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, enfatizou o dever dos pais e responsáveis na vacinação infantil.

    “A receita pra que não tenhamos mais essa doença, nós já temos. Nós sabemos o que temos que fazer: vacinar a população”, disse o ministro. “É inaceitável, em pleno século 21, termos crianças sofrendo de doenças que têm vacina”, completou.

    Mesmo com o fim das campanhas, as vacinas que compõem Calendário Nacional de Vacinação seguem disponíveis para a população brasileira durante todo o ano.