Com avanço da Covid-19 no estado, RS restringe atividades entre 22h e 5h

Segundo o governador, as medidas serão oficializadas em edição extraordinária do Diário Oficial, que será publicada neste sábado

Daniel Fernandes, da CNN, em São Paulo
Governador Eduardo Leite (PSDB)
Governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou as medidas nesta sexta-feira (19)  • Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini/Divulgação
Compartilhar matéria

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou, nesta sexta-feira (19), que o estado vai suspender atividades em locais públicos entre 22h e 5h a partir deste sábado (20), por causa do agravamento da pandemia de Covid-19.

Segundo o governador, as medidas serão oficializadas em edição extraordinária do Diário Oficial, que será publicada neste sábado.

“Não é um toque de recolher, mas sim a restrição de atividades e aglomerações em locais públicos”, escreveu o governador em seu perfil no Twitter. “O mesmo decreto vai dispor sobre as excepcionalidades que poderão funcionar por serem atividades essenciais”, complementou. 

Pior momento da pandemia no estado

Nesta sexta-feira, o governo gaúcho anunciou que o avanço dos índices da doença no estado atingiu um patamar “ainda não visto desde o início da pandemia”. Agora, 11 regiões estão na chamada “bandeira preta”, que significa nível altíssimo de risco de contaminação, o mais crítico no que diz respeito à velocidade de transmissão da doença e capacidade hospitalar.

As regiões de Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Taquara foram classificadas em bandeira preta. As outras 10 regiões Covid do estado estão em bandeira vermelha.

“Posso afirmar, sem dúvida nenhuma, que é o pior momento que enfrentamos, e não imaginávamos que enfrentaríamos um momento como este depois das duas primeiras ondas que tivemos”, disse Leite em coletiva nesta manhã.

Suspensão das aulas 

A retomada das aulas presenciais estará suspensa nas regiões de bandeira preta a partir de terça-feira (22). Como muitas escolas no estado haviam previsto começar as aulas já na segunda (21), a recomendação do governo é para que não as iniciem. 

“Entendemos que pelo nível de essencialidade da educação, nas regiões de bandeira vermelha é pertinente que as aulas sejam retomadas. Nas regiões em bandeira preta, devido ao maior agravamento, estamos determinando a suspensão das aulas”, afirmou Leite.

“Vamos oficializar, junto ao ministro da Saúde, nossa intenção de priorizar a vacinação dos professores, especialmente aqueles acima de 60 anos ou com comorbidades, para que possamos garantir a volta às aulas presenciais o mais rapidamente possível e de forma segura”, escreveu mais tarde o governado em seu perfil no Twitter.

O governo do estado também vai determinar a suspensão das cirurgias eletivas, para que a estrutura hospitalar pública e privada fiquem disponíveis para atendimento dos pacientes em situação grave com Covid-19.