Com plano de vacinação nas escolas, Rio espera que governo federal compre doses

São 300 mil alunos da rede municipal dentro da faixa etária autorizada pela Anvisa

Beatriz Puente*da CNN

Rio de Janeiro

Ouvir notícia

O secretário municipal de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha, afirmou que já tem um plano para aplicação de vacina contra a Covid-19 em crianças nas escolas da rede pública da capital. Porém, segundo ele, ainda não há previsão concreta de quando o Governo Federal vai comprar as vacinas da Pfizer com dosagem menor, conforme autorizado pela Anvisa.

“Seria muito importante se as crianças se vacinassem já no período de férias. Mas temos um plano de vacinação em escolas-polo em todas nossas regionais em parceria com a Saúde, temos capacidade de operacionalizas isso assim que tiver a vacina, o que deveria ser a prioridade número um do Governo Federal no momento”, explicou o secretário.

A dosagem da vacina para esta faixa etária será ajustada e menor (1/3) que aquela utilizada por maiores de 12 anos. Segundo a Anvisa, a proposta é ter frascos diferentes, com dosagem específica para cada grupo. Os frascos serão diferenciados pela cor, roxa para adultos e adolescentes e laranja para crianças, de acordo com a Pfizer. A vacinação das crianças de 5 a 11 anos com o imunizante da Pfizer foi autorizada pela Anvisa na quinta-feira (16).

O plano da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a pasta da Saúde, é imunizar 300 mil alunos na faixa etária de 5 a 11 anos. Serão duas escolas por região, o que soma 22 unidades de ensino aplicando o imunizante contra a Covid-19.

Em 2021, com o retorno das aulas presenciais, as escolas municipais do Rio adotaram um protocolo de fechamento por 10 dias sempre que um caso de Covid era identificado entre os alunos ou corpo docente.

*Sob supervisão de Adriana Freitas

Mais Recentes da CNN