Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Correspondente Médico: Qual a importância da luz solar para a saúde mental?

    Banhistas lotaram praias neste fim de semana e descumpriram as regras de distanciamento social para combater o coronavírus

    Muita gente aproveitou o feriado de 7 de Setembro para viajar com a família em busca de luz solar e ar fresco. Esta movimentação no último domingo (6) resultou em mais um episódio de aglomeração nas praias em diversas regiões do Brasil.

    Por outro lado, algumas pessoas optaram por aproveitar o sol para praticar esporte em parques, como aconteceu no Ibirapuera, em São Paulo. 

    Na edição desta segunda-feira (7) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes explicou qual a importância da luz solar para a saúde mental em tempos de pandemia da Covid-19.

    “Existem cinco aspectos importantes na vida do indivíduo. Temos a parte dos relacionamentos e família, a questão do trabalho e do estudo, a saúde financeira, a saúde física e o lazer. Quando vemos o lazer como uma forma de ter contato com a natureza e com o sol, vemos uma grande importância e um enorme caminho para manter a saúde mental de todo mundo funcionando”, disse.

    Leia também:
    Psiquiatra analisa a ‘busca por lazer’ durante a pandemia de coronavírus
    Mesmo com restrições nas praias, feriado deve movimentar turismo no Rio
    Aglomerações em praias podem fazer SP regredir, diz secretário

    Correspondente Médico: Qual a relação entre a luz solar e a saúde mental?

    Correspondente Médico: Qual a relação entre a luz solar e a saúde mental?
    Foto: Reprodução/CNN

    Na avaliação do médico, a luz solar funciona como uma injeção de ânimo. “O sol é muito importante para a pele humana por causa da vitamina D e para o relógio biológico do indivíduo. Ele é fundamental para nos dar a noção de tempo e de que é preciso se movimentar, evitando uma depressão, por exemplo. Por isso, diversos neurotransmissores, que são importantes para equilibrar o funcionamento da nossa mente, entram em ação”, afirmou.

    Para uma melhor ação dos raios solares, o médico indica um banho de sol completo, mas com os devidos cuidados. “É importante passar protetor solar porque a nossa pele acaba sendo uma superfície muito grande de contato com essa energia, podendo causar câncer de pele”, alerta.

    Mesmo em busca de lazer, Fernando Gomes alertou ainda sobre os riscos da Covid-19 durante estas movimentações no feriado. “A dica de ouro é que devemos evitar a aglomeração. Apesar de todos os cuidados que já conhecemos, aglomerar é um ponto de fragilidade”, finaliza.

    (Edição: André Rigue)