Covid-19 pode provocar surto psicótico e crise de ansiedade, diz pesquisa da USP

Estudo da Universidade de São Paulo aponta que 30% dos pacientes graves tratados entre abril e agosto de 2020 apresentaram transtornos psicóticos

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

Além de todos os sintomas físicos da doença, pacientes da Covid-19 podem ainda ter que lidar com surtos psicóticos, que vão desde mudanças de humor até crises de ansiedade. As conclusões fazem parte de uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP).

Segundo a doutora Silvia Merlin, coordenadora do grupo de Psiquiatria do IPq-USP, que atendeu pacientes graves com Covid-19 no Hospital das Clínicas (HC) no auge da pandemia, 30% das pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus entre abril e agosto apresentaram transtornos psicóticos. Metade desses pacientes não tinha histórico anterior de transtorno mental.

Leia também:

Governo aposta em vacina de Oxford para uso emergencial
São Paulo volta à fase amarela nesta segunda-feira (4); veja o que muda
EUA se preparam para colapso total do sistema de saúde após aumento da Covid-19

De acordo com o estudo, 60% dos pacientes que apresentaram transtornos mentais pós-Covid tiveram melhora no quadro psicológico entre três e seis meses, de acordo com os dados da USP.

Outro dado relacionado à saúde mental dos paulistanos foi fornecido pela Prefeitura de São Paulo. Segundo a administração municipal, os atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da capital tiveram aumento significativo no ano passado: em setembro de 2019, 24 mil pessoas foram atendidas nos Caps; em outubro de 2020, mais de 50 mil pacientes buscaram tratamento psicológico nos centros.

Manaus registra aumento no número de casos do novo coronavírus
Pacientes do novo coronavírus internados em hospital de Manaus

(Publicado por Daniel Fernandes)

Foto: CNN Brasil (1.out.2020)

Mais Recentes da CNN