SP: Dose adicional de vacina contra Covid-19 começa com pessoas acima de 90 anos

Imunização desse público alvo – e também de pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos – começa na segunda-feira (6)

Murillo Ferrarida CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (1.º) o calendário de aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, que começará em todo o estado a partir da segunda-feira (6). A estratégia vacinal também imunizará pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos.

“A vacinação de quem tem entre 60 e 69 anos é um diferencial do estado de SP e uma decisão do governo fundamentado no nosso comitê científico, diferentemente daquilo que o governo federal decidiu – acima de 70 anos”, disse o governador João Doria (PSDB) em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

De acordo com Doria, nessa etapa de reforço da imunização contra o novo coronavírus serão vacinadas 7,2 milhões de pessoas. O governador destacou ainda que já foram aplicadas mais de 51 milhões de doses de vacina no estado e que 50% da população já está com o esquema vacinal completo.

A vacinação das pessoas com 60 anos ou mais seguirá esquema de escalonamento, começando por pessoas com 90 anos ou mais entre os dias 6 e 12 de setembro. Depois, de 13 a 19 de setembro serão vacinados os que tem entre 85 e 89 anos. Para a faixa etária de 80 a 84 a aplicação do imunizante será entre 20 a 26 de setembro.

Continuando com o calendário divulgado pelo governo, de 27 de setembro a 3 de outubro serão vacinadas as pessoas entre 70 e 79 anos. Por fim, de 4 a 10 de outubro será a vez das pessoas com 60 a 69 anos serem vacinadas.

“Na fase 1, serão vacinados os idosos e os imunossuprimidos. [No caso dos idosos], será vacinado quem tomou a segunda dose há pelo menos 6 meses, ou seja, entre fevereiro e março”, explicou a coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

Calendário de aplicação da dose adicional da vacina contra Covid-19 no estado de São Paulo
Calendário de aplicação da dose adicional da vacina contra Covid-19 no estado de São Paulo / Divulgação/Governo de SP

“Diferente da população de 60 anos ou mais, [para os imunossuprimidos] vamos trabalhar com eles tendo completado o esquema vacinal com duas doses ou dose única há pelo menos 28 dias”, completou.

Segundo Regiane, serão contemplados todos os imunossuprimidos, transplantados, pacientes em hemodiálise, quimioterapia, com Aids, entre outras pessoas em alto grau de imunossupressão.

Calendário de vacinação de adolescentes

O governo de São Paulo também confirmou as próximas datas de vacinação de adolescentes no estado.

  • 30/8 a 5/9 – 15 a 17 anos
  • 6/9 a 12/9 – 12 a 14 anos

“Ontem, iniciamos a vacinação dos adolescentes sem comorbidades, todo o público de 15 a 17 anos. No dia 6 de setembro, inciaremos a aplicação de dose adicional do público mais velho, mas também continuaremos vacinando adolescentes de 12, 13 e 14 anos”, afirmou Regiane de Paula.

(Com informações de Fernanda Pinotti, da CNN, em São Paulo)

Mais Recentes da CNN