Dr. Kalil: De 20 a 30 minutos de exercícios evitam o sedentarismo
Atividade física regular de 20 a 30 minutos por dia, mesmo que fracionada, é fundamental para a saúde cardiovascular; caminhadas e exercícios domésticos são boas opções
Durante o programa CNN Sinais Vitais deste sábado (9), Jaqueline Scholz, Professora Livre-Docente de Cardiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), explicou que a prática regular de exercícios físicos é fundamental para combater o sedentarismo e manter a saúde cardiovascular. Segundo Scholz, é recomendado realizar entre 20 e 30 minutos diários de atividade física, que podem ser divididos em diferentes momentos do dia.
A pessoa pode optar por caminhadas, exercícios em casa como agachamentos, ou mesmo incorporar movimentos na rotina diária, como subir escadas em vez de usar o elevador e caminhar trajetos curtos ao invés de utilizar transporte.
Manter-se ativo no dia a dia pode ser mais benéfico do que fazer três horas semanais de academia. Até mesmo as atividades domésticas, como a limpeza da casa, contribuem para manter o corpo em movimento e promover a saúde cardiovascular.
As associações médicas recomendam especificamente 30 minutos de caminhada, cinco vezes por semana, como medida preventiva. Esta prática não apenas reduz a incidência de doenças cardiovasculares, mas também diminui o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.



