Drive-thru: SP vai vacinar idosos com 85 anos ou mais a partir do próximo dia 15

A partir desta segunda-feira (8), a cidade conta com cinco postos de drive-thru para imunizar os idosos com 90 anos ou mais contra a Covid-19

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (8), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), destacou o programa de drive-thru para imunizar os idosos contra o novo coronavírus. A cidade de São Paulo conta, a partir de hoje, com cinco postos para imunizar pessoas com 90 anos ou mais. Segundo o governador, a faixa será ampliada para os idosos com mais de 85 anos a partir do próximo dia 15.

“A operação é feita em conjunto com a prefeitura de São Paulo. São cinco pontos de vacinação na capital e há outros no interior. O governo de São Paulo estimula que outras prefeituras adotassem o mesmo procedimento para agilizar e melhorar a segurança das pessoas com mais de 90 anos. Isso vai se repetir para as pessoas com mais de 85 anos a partir do dia 15 em drive-thru”, disse.

O governador do estado afirmou ainda que estão avaliando a possibilidade de prosseguir a vacinação contra a Covid-19 em esquema drive-thru com idosos com mais de 80 anos. “Ao longo desta semana estaremos anunciando o início da vacinação de pessoas com 80 a 84 anos. Aqueles com 85 anos ou mais vão passar a ser imunizados em todo o estado a partir do dia 15 deste mês”, destacou.

“Nós estamos torcendo para termos mais vacinas. O [Instituto] Butantan recebeu novos insumos para produção e, nesta quarta, receberemos mais”, falou. “Quero dizer que estamos torcendo muito pela vacina AstraZeneca (produzida pela Fiocruz) para que tenhamos mais vacinas no Brasil. Nesse momento, a cada dez vacinas aplicadas no Brasil, nove são do Butantan. Precisamos de mais vacinas para salvar e proteger mais brasileiros.”

Idoso é vacinado no sistema drive-thru em ponto no estádio do Pacaembu
Idoso é vacinado no sistema drive-thru em ponto no estádio do Pacaembu
Foto: Eliane Neves/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Imunização de idosos com mais de 90 anos

A cidade de São Paulo conta, a partir desta segunda, com cinco postos de drive-thru para imunizar os idosos com 90 anos ou mais contra a Covid-19. Os postos foram alocados em grandes espaços localizados em diferentes pontos da cidade. O horário de funcionamento será de 8h às 17h.

Confira os locais e endereços

Estádio do Pacaembu – Praça Charles Miller, Pacaembu – Coordenadoria de Saúde das zonas central e oeste

Estádio Neo Química Arena (Corinthians) – av. Miguel Ignácio Curi, 111, Artur Alvim – Coordenadoria de Saúde da zona leste

Autódromo de Interlagos – r. Jacinto Júlio, portão EHN, Cidade Dutra – Coordenadoria de Saúde da zona sul 

Anhembi – entrada da r. Olavo Fontoura, portão 38, Santana – Coordenadoria de Saúde da zona norte

Igreja Boas Novas – r. Marechal Malet, 535, Vila Prudente – Coordenadoria de Saúde da zona sudeste. 

Além desses pontos, haverá mais 472 postos para vacinação na cidade, em 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em 4 Centros-Escola, em operação das 7h às 19h (clique aqui para consultar a unidade mais próxima).

Mesmo com vacina, idoso tem de se cuidar

À CNN, Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imunização de São Paulo, lembrou que mesmo com a primeira dose da vacina, o idoso deve continuar utilizando máscara, mantendo o distanciamento social e higienizando bem as mãos.

“Daqui a 28 dias eles receberão a segunda dose da vacina. Pedimos para os familiares usarem o site vacinaja.sp.gov.br para que eles possam fazer o pré-cadastro e, com isso, evitar com que os idosos fiquem muito tempo no drive-thru ou até mesmo nas unidades básicas de saúde.”

(Publicado por: André Rigue)

Mais Recentes da CNN