Fiocruz entrega 700 mil doses da vacina AstraZeneca nesta sexta (17)

Fundação pretende encerrar o mês de setembro com 15 milhões de doses entregues e fecha semana abaixo do quantitativo previsto

Vacina da AstraZeneca contra a Covid-19
Vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 Fernando Vivas/Governo da Bahia

Beatriz Puenteda CNN

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) irá entregar um novo lote de vacinas AstraZeneca ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) nesta sexta-feira (17/9). Serão 700 mil doses a serem distribuídas para os estados. O estado do Rio de Janeiro ficará com 20 mil doses, e o restante será destinado ao PNI para ser distribuído pelo Ministério da Saúde.

O quantitativo de doses entregues pela fundação esta semana ficou abaixo da expectativa do Ministério da Saúde, que era receber 5 milhões de doses do imunizante. A produção da vacina Oxford/AstraZeneca ficou duas semanas paralisada, devido ao atraso no recebimento do Ingrediente Farmacêutico Ativos (IFA).

Até o final do mês de setembro, a Fiocruz pretende entregar um total de 15 milhões de doses ao PNI, mas já adiantou que esse quantitativo pode sofrer alteração. Em nota, a fundação afirmou que há mais de 10 milhões de doses prontas, em controle de qualidade, aguardando liberação para serem entregues ao Ministério.

Se conseguir atingir a meta, a Fiocruz terá resultado melhor do que em agosto, quando foram entregues 11,4 milhões de doses. Isso romperia uma sequência de quatro meses de desaceleração da produtividade da fábrica de BioManguinhos.

Com a entrega feita hoje, a Fundação chegou a 96,5 milhões de doses distribuídas ao PNI. A meta inicial era entregar ao Ministério da Saúde pouco mais de 100 milhões de doses até junho, o que ainda não se concretizou devido aos atrasos no recebimento dos lotes de IFA importando da China.

Mais Recentes da CNN