Hospital das Clínicas faz mutirão de teste rápido de HIV no terminal de Pinheiros em SP
Testes serão realizados nesta quarta-feira (27) por profissionais do Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids (SEAP)
O Hospital das Clínicas de São Paulo realiza na quarta-feira (27) um mutirão de testes rápidos para a detecção do HIV, vírus da imunodeficiência humana que ataca o sistema imunológico. O atendimento acontecerá das 11h às 18h nas dependências do Terminal de Ônibus de Pinheiros, próximo à administração do terminal.
Os testes serão realizados por profissionais do Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids (SEAP). Os resultados serão informados por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos em tendas individuais.
Em caso de diagnóstico positivo, a pessoa será prontamente acolhida pela equipe e poderá iniciar tratamento no SEAP, que funciona na Rua Ferreira de Araújo, 789, Zona Oeste de São Paulo.
A equipe do SEAP conta com infectologistas, psiquiatras, ginecologistas, enfermeiros, dentista, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e educadores físicos.
Durante o mutirão, a população também receberá orientações sobre as formas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), preservativos e materiais informativos.
Nos últimos dez anos, a incidência entre a população jovem aumentou mais de 50%, segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de 2021.
Queda no uso de camisinha
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em julho, aponta uma queda na utilização da camisinha por adolescentes no Brasil.
De 2009 a 2019, o percentual de pessoas entre 13 e 17 anos que usaram preservativo na última relação sexual caiu de 72,5% para 59%. Entre as meninas, a queda foi de 69,1% para 53,5% e, entre os meninos, de 74,1% para 62,8%.
Os dados são um recorte de um estudo experimental da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), que apresenta indicadores comparáveis de estudantes do 9º ano do ensino fundamental.