Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inca alerta para baixo estoque de sangue e faz apelo à população por doação

    Estoque de bolsas diminuiu 27% em 2021; número de coletas diárias caiu de 70 para 30 durante a pandemia

    Estoque de bolsas de sangue diminuíram durante a pandemia
    Estoque de bolsas de sangue diminuíram durante a pandemia Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

    Helena Vieirada CNN

    no Rio de Janeiro

    Ouvir notícia

    O Instituto Nacional do Câncer (Inca) lançou uma campanha para pedir doação de sangue neste feriado do dia da Independência, comemorado na próxima terça-feira, 7 de setembro. Segundo o instituto, são necessárias 70 coletas diárias para manter o estoque.

    Atualmente, são coletadas apenas 30 bolsas por dia no banco de sangue do instituto, localizado no Rio de Janeiro. De 2019 para 2020, as doações reduziram 17%. Já neste ano, a queda foi de 27%, em relação ao ano passado. Segundo o Inca, com a pandemia, as pessoas evitam sair de casa para fazer doações e, nos feriados, o fluxo de doadores diminui ainda mais.

    De acordo com o instituto, apenas uma bolsa pode atender de 3 a 4 pessoas. São realizadas, em média, 1.200 transfusões de sangue por mês. “Não ter sangue disponível, pode agravar o quadro de saúde dos pacientes”, destacou Iara Motta, chefe do serviço de hemoterapia do Inca.

    Os pacientes oncológicos que mais precisam de transfusão de sangue e seus componentes, como plaquetas e hemácias, são os que passam por transplante de medula óssea, os com doenças hematólógicas (adulto e infantil) e os que estão realizando quimioterapia e cirurgias.

    O Inca alerta que as pessoas que já tiveram Covid-19, com sintomas leves, podem fazer a doação trinta dias após o fim de todos os sintomas.

    Já as que tiveram contato direto com casos suspeitos ou confirmados da doença devem esperar 14 dias após o último dia de contato.

    Quem se vacinou recentemente também tem tempo de espera. No caso da vacina Coronavac é preciso aguardar 48 horas. Já para as vacinas da Astrazeneca, Pfizer e Janssen, o tempo mínimo é de sete dias.

    Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde.

    Não precisa estar de jejum, mas é importante não consumir alimentos gordurosos três horas antes da doação. Pessoas com sintomas de gripe ou de Covid-19, assim como grávidas e puérperas não podem ser doadoras.

    O Banco de Sangue do Inca está localizado na praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, no centro do Rio de Janeiro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h.

    Mais Recentes da CNN