Mais 1,2 milhão de doses de vacinas pediátricas da Pfizer chegam ao Brasil

Segundo levantamento da CNN realizado neste domingo (16), 11 capitais já começaram a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19

Doses chegaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, na manhã deste domingo (16)
Doses chegaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, na manhã deste domingo (16) UPS/ALFTV/REC.FEDERAL

João Pedro Malarda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

O Ministério da Saúde informou que um voo com mais 1,2 milhão de doses pediátricas da Pfizer chegou ao Brasil neste domingo (16). Inicialmente, a previsão era que o carregamento fosse chegar no dia 20 de janeiro, mas a entrega foi antecipada.

As doses são destinadas para a imunização de crianças entre 5 a 11 anos, e chegaram no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, na manhã deste domingo. Agora, elas serão distribuídas para os estados. O voo veio de Amsterdam, na Holanda, e posou por volta das 9h.

Na quinta-feira (13), o governo já havia recebido 1,2 milhão de doses da Pfizer para crianças, que foram distribuídas para os estados brasileiros e o Distrito Federal. A imunização do público infantil começou em algumas localidades ainda neste fim de semana, mas deve se intensificar nos próximos dias.

A inclusão de crianças de 5 a 11 anos de idade no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) foi anunciada na semana passada.

Segundo o ministério, a imunização das crianças depende de autorização dos pais ou responsáveis. Caso eles não estejam presentes no momento da vacinação, é necessário entregar uma autorização por escrito.

O governo federal assinou um contrato para adquirir mais 100 milhões de doses da Pfizer ao longo de 2022, podendo solicitar mais 50 milhões.

Vacinação de crianças contra a Covid-19 no Brasil

Vacinação teve início em 11 capitais

Segundo levantamento da CNN realizado neste domingo (16), ao menos 11 capitais já começaram a imunização de crianças de 5 a 11 anos. A campanha de imunização teve início em Florianópolis, Belo Horizonte, Campo Grande, Salvador, São Luís, Fortaleza, Aracaju, Vitória, Recife, João Pessoa e Brasília.

O Distrito Federal começou a vacinar crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 neste domingo (16). A primeira fase contempla crianças dessa faixa etária com comorbidades, deficiência permanente ou sob a tutela do Estado, e crianças sem comorbidades com 11 anos completos.

Em João Pessoa, capital da Paraíba, a campanha também teve início na manhã deste domingo, com a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com deficiência, comorbidades e quilombolas.

No sábado, a imunização infantil contra a Covid-19 teve início em Florianópolis, Belo Horizonte, Campo Grande, Salvador, São Luís, Fortaleza, Aracaju, Vitória, Recife.

Em Belém, 20 crianças com comorbidades e deficiências foram imunizadas neste sábado, em um início simbólico da imunização, segundo o prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL).

A vacinação começará de forma ampla na segunda-feira (17), com crianças com deficiência e comorbidades.

Com informações de Lucas Rocha, da CNN

Mais Recentes da CNN