‘Medidas que já conhecemos são úteis e funcionam contra variante’, diz biomédica

Biomédica explica que ações já adotadas desde o início da pandemia são armas eficazes para evitar ser contaminado

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 

A melhor maneira de se proteger do novo coronavírus e suas variantes é mantendo os cuidados e o distanciamento social que são recomendados desde março do ano passado, explica a biomédica Mellanie Fontes Dutra, coordenadora da Rede Análise Covid-19, em entrevista nesta quarta-feira (27).

“Todas as medidas de enfrentamento que a gente já conhece são úteis e funcionam contra essa variante: uso de máscara, evitar aglomeração, fazer distanciamento físico, preferir ambientes abertos e arejados. Mais do que nunca a população precisa se engajar, entender que temos responsabilidade e que podemos fazer uma barreira contra o vírus. Tudo isso somado com a vacinação vai nos dar boas ferramentas para lidar com essa variante”, ensina.

 
As vacinas também ainda são eficazes, apesar das mutações. “Temos observado que elas estão se mostrando capazes de reconhecer as principais variantes, mas temos que tomar cuidado ao fazer com que o vírus circule mais, porque daqui a pouco uma mutação pode ficar com uma resposta abaixo do limite. E mesmo quem teve e se recuperou, é importante buscar a vacina”.

 (Publicado por Leonardo Lellis)

Mais Recentes da CNN