Municípios divulgam calendário para imunização de crianças; confira

Cerca de 1,2 milhão de doses contra a Covid-19 chegaram ao Brasil nesta quinta-feira (13); algumas capitais esperam distribuição do ministério da Saúde

Vacinação de crianças
Vacinação de crianças Prefeitura de Jundiaí

Ingrid OliveiraGiovanna Bronzeda CNN

Ouvir notícia

A primeira remessa de doses da vacina infantil da Pfizer contra a Covid-19 chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (13).

No lote, que chegou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), estavam 1,2 milhão de vacinas que serão destinadas ao governo brasileiro para distribuição aos estados e municípios, seguindo o critério populacional.

Com a previsão de distribuição do ministério da Saúde, os municípios já começaram a organizar o calendário de vacinação nas crianças entre 5 e 11 anos de idade.

A Agência CNN fez um levantamento com as capitais que já definiram calendário vacinal. Confira:

São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia e o Distrito Federal devem iniciar a vacinação infantil na segunda-feira (17). Porto Alegre vacinará as crianças na quarta-feira (19).

Algumas capitais informaram que dependem do Ministério da Saúde para começar a vacinação e estipular calendário: Belo Horizonte, Manaus, Porto Velho, Vitória, Palmas, Cuiabá, Belém, Campo Grande, Boa Vista, São Luís, Recife, Curitiba, Florianópolis, Macapá, Aracaju e Salvador.

Rio Branco, Teresina, Natal, João Pessoa, Maceió e Fortaleza não responderam como pretendem vacinar as crianças.

Logística e distribuição

A cidade de São Paulo começará a campanha de vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 na segunda-feira (17).

A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde Edson Aparecido à CNN.

“Ainda não sabemos qual será a quantidade de vacinas que devem chegar [à capital], mas o que vier já vamos usar e vacinar a partir de segunda-feira”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro planeja vacinar, de forma escalonada, 560 mil crianças a partir do dia 17 de janeiro.

A prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que espera receber os imunizantes nesta quinta-feira. A previsão é iniciar a vacinação após dois dias do recebimento. Há cerca de 193 mil crianças nessas faixas etárias na capital mineira.

A Secretaria de Saúde de Vitória segue a definição do Estado. Até o momento, não foi publicada a resolução com as orientações sobre a vacinação infantil.

Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começará a imunização de crianças contra a doença na quarta-feira (19) — um ano após o início da vacinação em adultos.

A SMS diz que primeiro público contemplado com a vacina pediátrica da Pfizer serão crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades como diabetes, hipertensão, asma ou com deficiência permanente.

A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba irá seguir a recomendação do Ministério da Saúde para a vacinação contra Covid-19. A estimativa é de que 164.821 crianças nessa faixa etária sejam vacinadas.

O município aguarda a chegada dos imunizantes destinados para esse público para iniciar a convocação.

O governo do Distrito Federal anunciou que a imunização está prevista para domingo (16) e será feita com as 16,3 mil doses de Pfizer que o DF deve receber.

Goiânia iniciará a aplicação dos imunizantes para este público ainda este mês, a partir do envio de vacinas pelo Ministério da Saúde que está previsto para chegar à capital até o dia 17 de janeiro. Cerca de 120 mil crianças estão aptas para receber a primeira dose pediátrica do imunizante.

Em Recife, não será exigida prescrição médica no ato da imunização. Seguindo as orientações do órgão federal, a vacinação contemplará, primeiramente, as crianças de 5 a 11 anos com comorbidades.

A secretaria de saúde diz que o município se antecipou e, desde agosto de 2021, abriu o cadastramento no Conecta Recife para todas as pessoas com dois anos de idade ou mais. Até o momento, há 41.227 crianças nessa faixa etária (5 a 11 anos) cadastradas na plataforma. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 159.558 crianças com essas idades.

Em Manaus, a secretária  municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informou que o início da campanha na capital depende do recebimento das doses do imunizante, que devem chegar ao país neste dia 13, para distribuição posterior a estados e municípios.

A meta é vacinar 90% da população de 5 a 11 anos residente em Manaus que, de acordo com projeção do ministério da Saúde, totaliza 260.721 crianças.

Belém aguarda distribuição do Ministério da Saúde, mas pretende vacinar 141.642 crianças contra a Covid-19 na capital.

 

Mais Recentes da CNN