O frio pode aumentar a transmissão de Covid-19?

Médica Ludhmila Hajjar explicou se o novo coronavírus pode aumentar sua capacidade de reprodução em baixas temperaturas

Da CNN

Ouvir notícia

As baixas temperaturas registrados nos últimos dias em muitos estados brasileiros podem influenciar uma maior transmissão do novo coronavírus, segundo explicou a cardiologista Ludhmila Hajjar em participação no quadro #PlantãoMédico, neste sábado (22), na CNN.

De acordo com a médica, vírus respiratórios, como os da gripe e resfriados, tendem a sobreviver mais tempo em ambientes frios.

“[O coronavírus] tem uma cápsula de gordura que faz com que ele morra em superfícies mais quentes e com os detergentes, mas também faz com que ele fique vivo e com capacidade maior de se multiplicar em temperaturas mais baixas e ambientes mais secos”, disse. 

Ludhmila também explicou como nosso corpo “perde” defesas com temperaturas frias.

“Os pulmões e as partes inferiores do sistema respiratório produzem normalmente uma capa que se chama muco e que faz uma defesa dos outros vírus. Num ambiente mais seco e mais frio, essa produção do muco fica reduzida e o transporte dele pela via aérea também, o que aumenta a capacidade do vírus em se replicar e piora nossa defesa.”

Dessa forma, segundo a especialista, o recomendado é não se descuidar da hidratação, importante para a produção desse muco. “O Brasil tem que ficar muito atento [aos cuidados a serem tomados] no momento em que a doença não está controlada”, completou.

Leia mais:

Mundo chega a 800 mil mortes pela Covid-19, segundo Universidade Johns Hopkins
Brasil registrou ao menos 101 mil declarações de óbitos por Covid-19 em 2020
Tudo o que você precisa saber sobre os testes de Covid-19
Uma pessoa pode tomar mais de uma vacina contra a Covid-19?

Ludhmila Hajjar, cardiologista e intensivista da Rede Dor
Ludhmila Hajjar, cardiologista e intensivista da Rede Dor, falou sobre a relação do frio com a Covid-19 (22.ago.2020)
Foto: CNN Brasil

Cuidados no transporte público

Ludhmila Hajjar aconselhou que quem pega transporte público ou anda de carro diariamente mantenha sempre as janelas abertas.

“É importante evitar ficar em ambientes fechados, então andar com vidro aberto e ventilar melhor os ambientes [pode ajudar na prevenção da Covid-19]”, disse.

A médica também reforçou os cuidados principais contra o novo coronavírus no frio: “Limpar e hidratar as vias aéreas, todo o cuidado a mais com a higiene pessoal, o uso do álcool em gel e as limpezas das mãos com água e sabão.” 

(Edição: Leonardo Lellis)

Mais Recentes da CNN