O que você precisa saber sobre Covid-19 nesta sexta-feira

As notícias mais importantes sobre a pandemia no dia 9 de abril

Vista aérea da cidade de São Paulo durante a Fase Emergencial do plano de contenção da Covid-19
Vista aérea da cidade de São Paulo durante a Fase Emergencial do plano de contenção da Covid-19 Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

 Nesta sexta-feira, São Paulo voltou à fase vermelha e antecipou o calendário de vacinação para profissionais de educação e pessoas acima de 67 anos. Hoje também aconteceu o primeiro transplante de pulmão de doador vivo em paciente com Covid-19, no Japão. Saiba mais:

São Paulo volta à fase vermelha; medidas valem até 19 de abril 

O Estado de São Paulo voltou à fase vermelha do Plano São Paulo nesta sexta-feira (9) e a medida deve valer até 19 de abril. O estado está na fase emergencial desde o 15 de março. O anúncio oficial foi feito no início da tarde desta sexta-feira, em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. Leia mais.

Entenda o que muda com a volta de SP para a fase vermelha 

Apesar de menos restrita que a fase emergencial, o governo manteve nessa volta da fase vermelha uma série de medidas adotadas no momento mais crítico da pandemia no estado, incluindo a restrição de atendimento presencial em todos os serviços considerados não essenciais. Leia mais.

Quais os reais perigos dos coágulos que a vacina da AstraZeneca pode causar? 

Após semanas de especulação sobre se a vacina da Oxford-AstraZeneca – que está sendo usada no Brasil – pode estar ligada a dezenas de casos de coágulos sanguíneos relatados na Europa, as autoridades europeias anunciaram que há, sim, uma possível ligação. Leia mais.

SP antecipa vacinação de professores e pessoas com mais de 67 anos 

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (9) a antecipação da vacinação contra Covid-19 dos profissionais da educação do estado. Antes prevista para segunda-feira (12), a imunização será iniciada já neste sábado (10). Também foi antecipada a imunização das pessoas com mais de 67 anos. Esse grupo, que começaria a ser imunizado na quarta-feira (14), também poderá ser vacinado já a partir de sábado (10). Leia mais

Tire suas dúvidas sobre a ‘vacina de planta’ autorizada para testes pela Anvisa 

A Anvisa autorizou nesta semana a realização de testes clínicos da vacina desenvolvida pelos laboratórios Medicago R&D Inc (Canadá) e GlaxoSmithKline (GSK – Reino Unido) no Brasil. O novo imunizante utiliza plantas como principal matéria-prima. “O desenvolvimento de vacinas derivadas de plantas do Medicago se difere porque usa plantas vivas como biorreatores para produzir uma partícula não infecciosa que imita o vírus-alvo, sem o uso de nenhum vírus vivo”, explica a Medicago, em seu site, sobre os princípios que baseiam a tecnologia. Leia mais.

Japão faz primeiro transplante de pulmão de doador vivo em paciente com Covid-19 

Uma mulher japonesa que teve os pulmões gravemente afetados pela Covid-19 recebeu o que os médicos dizem ser o primeiro transplante de pulmão do mundo feito por doadores vivos para um paciente recuperado do novo coronavírus. Leia mais.

 

Mais Recentes da CNN